CURTA METRAGEM
Aula 1: Reconhecendo as características do gênero
Caro aluno, nesta aula vamos aprender a reconhecer as características de um “curta metragem” que em inglês chama-se “short film”.
O curta metragem é um gênero narrativo de pequena duração. Neste gênero, o autor tem como objetivo transmitir uma mensagem através de pequenas histórias. Um “curta” poderá ter propósito educacional e será apresentado em forma de documentário ou publicidade. Poderá ter a intenção de vender um produto e será apresentado através de informes comerciais.
A capacidade de síntese, a objetividade e a clareza também são características deste gênero.
Clique aqui para responder as perguntas (Atividade 1).
Aula 2: Compreendendo a expressividade da mensagem
Para tornar mais expressivas as mensagens transmitidas nos textos de curta- metragens, os autores deste tipo de gênero podem utilizar-se de figuras de linguagens que, em inglês, chamamos de "figures of speech”.
Ironia e metáfora são, entre outras, figuras de linguagem. O autor usa de ironia quando quer dar ao texto um efeito crítico ou humorístico.
Ex.: O ministro foi sutil como uma jamanta.
Metáfora é quando o autor utiliza uma palavra ou uma expressão em lugar de outra sem que haja uma relação real entre estes termos.
Ex.: A Amazônia é o pulmão do mundo.
Na descrição do curta-metragem da aula 1 “Second Wind”, o autor do texto utilizou-se de um destes recursos para realçar seu texto.
Na frase, “…as there is nothing else left in the world but the metallic rustle of the apocalypse flowers”, o autor usou a metáfora “the apocalypse flowers” como forma de mostrar o cenário de destruição do planeta.
Aula 3: Extraindo Informações do curta-metragem
Nesta aula, vamos extrair algumas informações de um texto que contem a descrição de um curta-metragem.
Perguntas usando os Interrogative Pronouns tais como: “What kind?” (Que tipo...?), “Where?” (Onde?), “How long?” (Quanto tempo? Qual a duração?), serão usadas.
Clique aqui para responder as perguntas (Atividade 3).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No comments:
Post a Comment