1ª série - 4º bim.

PUBLICIDADE

Aula 1: O gênero Publicidade

Dear student, sabemos que um dos pontos que sustenta a nossa sociedade capitalista democrática é a ideia de produção e consumo. A população tem direito de adquirir bens e serviços variados, de acordo com a sua escolha. Esses bens e serviços passam pela possibilidade de geração de capital, ou seja, pela produção. O que é produzido deve ser oferecido para que seja adquirido = comprado. Como várias pessoas e empresas produzem o mesmo tipo de artigo, os consumidores podem selecionar aquele que mais lhe agrade e se encaixe em seu orçamento.

Mas como fazer para que um produto específico seja comprado?

Mostrando as qualidades dele!

Quanto mais criativa for essa apresentação, melhor. E a apresentação precisa ser pequena, rápida, ágil! E tem de ter uma frase que cause impacto, uma “frase-chiclete”, mesmo!

Pense em alguns produtos que conhecemos bem: 

  • Aquele refrigerante que convida: “Viva positivamente”. 
  • Aquele tênis que indica: “Just do it.” 
  • Aquela rede de lojas que promete: “Dedicação total a você”.

Tem umas que até viram gírias! Quem nunca escutou uma “frase-chiclete” usada deste modo?

Lembra daquele comentário, sobre uma coisa que não agrada, fazendo a comparação com uma marca de eletrodoméstico, tipo: “Esse cachorro-quente não é nenhuma Brastemp, mas dá pra comer”?

O nome dado essas frases-chiclete que caracterizam
uma marca ou produto é Slogan!

Viu como estamos cercados por anúncios por todos os lados?! Então, é possível definir publicidade como uma forma de promover vendas, que emprega elementos de persuasão para tornar um produto, serviço ou empresa conhecidos, através de um contato ágil com os consumidores.

Um ponto que precisa ser esclarecido é o uso dos termos ‘publicidade’ e ‘propaganda’. Apesar de terem funções parecidas – ambas divulgam – elas têm finalidades diferentes, pois a propaganda é um modo de divulgar opiniões e ideologias que venham a influenciar pessoas ou grupos, sem estar ligada a comercialização de um artigo, sendo usada em campanhas de vacinação, por exemplo; já o alvo da publicidade é a conquista de consumidores para que comprem produtos.

A publicidade pode ser divulgada em jornais e revistas, rádio e televisão e através de canais virtuais. 

Também podem ser encontradas em cartazes ou folhetos. Os grandes cartazes que são exibidos em painéis nas ruas são chamados de outdoor, em Português. O nome em Inglês é “billboard”. É interessante ver como uma palavra estrangeira que usamos em Português não tem o mesmo significado na língua de origem. Isso mostra que o vocabulário em língua estrangeira pode ser modificado de acordo com o contexto cultural do grupo que o recebe.

Para fazer um bom anúncio publicitário, é necessário seguir alguns princípios. Analise o anúncio a seguir e observe o que chama a atenção nele e o produto que é anunciado.

From: http://weburbanist.com/2010/01/11/creative-billboard-advertising-campaigns/

Vamos começar com o buraco no cartaz: na parte que está faltando há uma palavra, que logicamente é importante para o entendimento. A palavra calls, que significa chamadas/ligações está no chão.

Ligação caída. Assim fica fácil compreender.

Ligações que caem ou não se completam não agradam a ninguém. O que podem estar anunciando? As ligações caídas? Claro que não! Deve ser uma empresa que não “deixa” ligações caírem.

Agora podemos passar para as outras palavras:
hate = odiar, detestar;
dropped = passado de drop = cair;
switch = mudar, trocar;
fewest = superlativo de few = pouco, pequeno.

Se você detesta quando suas ligações são interrompidas... temos o convite para trocar de operadora telefônica: mude para a Cingular! E qual é o slogan da empresa? “Raising the bar”, que significa levantando a barra.

Note os dois trocadilhos, um com o nome da empresa, que muda a consoante inicial de “S” para “C” e a barra, que serve tanto para as barrinhas indicadoras de sinal como para o nível de qualidade da conexão.

Foi feito para compreender a mensagem de um anúncio, isto é, identificar o produto e suas características, nós precisamos ficar atentos. Prestar atenção às imagens, às palavras e às gracinhas que podem acontecer. Isso dá um charme ao produto!

Às vezes, alguma coisa a vira uma marca: lembra da apresentadora de televisão que usa a letra inicial de seu nome artístico dessa forma? Pois é! Aquela que canta na música que fez uma “letra” no seu coração? Isso! Ela está vendendo a sua imagem publicitária e os produtos vinculados a ela, como as músicas e as roupas, usando essa ideia!

Outra característica comum aos anúncios publicitários é o uso de pessoas famosas para divulgar uma marca. Lembra que aquela celebridade pintou os cabelos de cor escura e tem a foto na caixa de tintura para cabelos? Então! Muitas pessoas associam a imagem de sucesso do artista/personagem ao produto e buscam repeti-la na vida real, usando aquele produto!

Eles são espertos, né? Mas nós também somos! Tanto que somos capazes de compreender a mensagem que quiseram transmitir! E sabendo disso, podemos escolher com consciência o que é mais adequado ao nosso modo de vida.

Entretanto, os publicitários devem seguir algumas regras e leis, tanto em nosso país, como no exterior. A questão ética é muito séria para os profissionais deste ramo. Eles sabem que não podem apresentar aspectos que não sejam verdadeiros sobre um produto, nem podem denegrir um concorrente, isto é, não podem mentir sobre o produto, nem podem vender o seu “peixe” falando mal dos outros.

Summing up, vimos a diferença entre publicidade e propaganda, os objetivos da publicidade e alguns de seus aspectos visuais.

So, let’s practice!

Clique na figura abaixo para realizar o exercício sobre o assunto desta atividade.

Aula 2: Elementos linguísticos


Dear student, agora que já analisamos os aspectos visuais da publicidade, vamos continuar o estudo com os elementos linguísticos mais comuns a este gênero.

Estudaremos as formas verbais (imperativo e presente simples) e os adjetivos.

Let’s begin with the imperative forms: o imperativo é a forma verbal que transmite ideias de ordem, sugestão/convite, conselho e desejo. Essa forma é bastante usada na publicidade porque leva o consumidor a receber um conceito novo sobre o produto que está sendo lançado.

Veja alguns exemplos:

  • Ordem: Be quiet!
  • Sugestão/convite: Let’s go to the movies tomorrow.
  • Conselho: Don’t forget your umbrella!
  • Desejo: Have a nice time!

Note que é possível usar a forma afirmativa ou a negativa, de acordo com o contexto.

O imperativo é uma forma verbal especial, com poucas flexões, e, por isso, flexionar um verbo no imperativo é fácil:

  • Imperativo afirmativo: retirar o ‘to’ da forma de infinitivo
To open – the windows: Open the windows.
Nesse caso, a forma se parece com a do presente simples (Não a da 3ª pessoa do singular!)

1ª pessoa do plural: We always open the windows when we get home.

3ª pessoa do singular: He always opens the windows when he gets home. 

  • Imperativo negativo: colocar DON’T antes do afirmativo
Open the windows: Don’t open the windows.

So, let’s move forward!

Agora vamos relembrar o Simple Present. Ele é o tempo verbal que indica ações habituais e fatos. Nos dois casos, tem relação direta com as reações que a publicidade pode provocar nos consumidores: ao indicar um fato, gera a sensação de a mensagem que transmite ser verdadeira; e ao indicar um hábito induz à possível construção deste hábito.

E você se lembra da flexão do presente simples? Somente a 3ª pessoa do singular apresenta alteração, sendo inseridos os sufixos S, ES ou IES conforme a terminação do verbo. As demais pessoas mantêm a forma de infinitivo sem “to”.

Veja:
They – to live – in Rio.                    They live in Rio.
She – to live – in Rio.                      She lives in Rio.
He – to study – a lot.                      He studies a lot.
Angelina – to watch – cartoons.                       Angelina watches cartoons.

Lembre que são usados os auxiliares DO e DOES (3ª p. singular) nas formas interrogativa e negativa.
e.g.:
Do they live in Rio?They don’t live in Rio.Does she live in Rio?She doesn’t live in Rio.

 Outro componente linguístico usado na publicidade são os adjetivos. Em Inglês, eles geralmente antecedem o substantivo a que se referem. Existem alguns casos em que eles podem vir em outras posições, mas não os estudaremos aqui. Os adjetivos não sofrem variação de gênero, usando a mesma forma no masculino e feminino. Também não são flexionados no plural. Como em Português, podem ser flexionados em grau.

Exemplos: 
The tall boy is in class.
The tall boys are in class.
The tall girl is in class.
The tall girls are in class.

Ah! O adjetivo vem depois do substantivo quando separado por um verbo:

The boy is tall.
The girls are tall.

Os adjetivos podem ser flexionados em grau, ou seja, eles têm formas de comparativo e superlativo. Na publicidade, estas formas devem ser usadas com muito cuidado, pois devido às questões éticas, não se podem depreciar os concorrentes.

Os comparativos em Inglês são, como em Português, de três tipos. Cada tipo tem uma estrutura pré-determinada que deve ser aprendida.

Observe o quadro:

O comparativo de superioridade tem duas estruturas, que dependem do ‘tamanho’ (número de sílabas) do adjetivo: os pequenos (monossílabos) são flexionados por meio do sufixo ‘ER’ e os grandes (duas ou mais sílabas) usam a palavra MORE:

Alguns adjetivos têm forma irregular de comparativo:


Quando vemos um anúncio, podemos nos deparar com os elementos linguísticos estudados, pois são bastante frequentes.

Observe os slogans usados na Atividade 1:

It cleans your breath while it cleans your teeth.      (Simple – Present)
The World's Favorite Airline                                (Adjetivo – Favorite)
  e-business solutions                                           (Locução adjetiva – e-business)
Healthy cleansing, healthy hair                              (Adjetivo – healthy)

E agora? Ready to produce your campaign?

Clique na figura abaixo para realizar o exercício sobre o assunto desta atividade.

Aula 3: A linguagem publicitária


Dear student, em publicidade, o velho ditado “Tempo é dinheiro” é muito importante. O espaço, a linguagem, o visual, tudo tem de estar muito bem organizado para que o produto anunciado seja bem aceito e consequentemente tenha boas vendas, levando lucro à empresa que o produz e às empresas que divulgam o anúncio.

Daí é necessário que a linguagem da publicidade seja concisa e eficaz.

Vamos fazer uma tentativa, OK?
Você gosta de tecnologia?
Prefere computadores ou smartphones?
Manda mensagens?
Acessa redes sociais?
Posta fotos suas com seus amigos?
Acessa a internet?
Como deveria ser o telefone celular ideal para você?
Teria teclado físico ou seria touch screen?
Que tal ter lanterna ou calculadora científica? Ou as duas coisas?

Bem, temos em nossas mãos esse telefone ideal e teremos de montar uma campanha publicitária para ele.

Primeiramente, vamos listar em Inglês, algumas características dele:
  • sobre as facilidades: fast; modern; innovative; practical; economy saving; anti-theft app; GPS
  • sobre preço e acessórios: good price; different colors; protection cover included; battery of long duration; insurance;
É ou não é o celular dos sonhos?

Com todas essas vantagens, vai ser fácil vendê-lo! Então, vamos pensar nas frases a serem usadas e no nome que vamos dar ao produto para poder colocá-lo à venda.

Sabe a pergunta que inicia o parágrafo anterior? Que tal usá-la como inspiração para o nome? Celular dos sonhos...

cellular = cell;
sonho = dream

Dream cell ou Dream phone! É mais ou menos assim que os publicitários têm ideias para as campanhas que criam. Legal, né?

E os verbos?! Que verbos podemos usar? Veja algumas sugestões: 
  • call 
  • phone 
  • text 
  • post 
  • like

Podemos: 
  • fazer perguntas: “Do you text your friends?” 
  • dar um conselho: “Don’t get lost! Use the GPS."
  • usar o imperativo: “Call your friends at one touch”

E muitas outras coisas!



E para o slogan, a frase-chiclete?



Podemos usar o imperativo, um adjetivo, ou até mesmo nem usar uma frase: usamos somente uma identidade visual! É! Uma imagem!


E aí? Pronto para a prática?

Let’s practice!

Clique na figura abaixo para realizar o exercício sobre o assunto desta atividade.


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AVALIAÇÃO

 Clique aqui para realizar a avaliação do 4º bimestre.

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